Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos de pesquisa
Início do conteúdo da página

Projetos de pesquisa

Publicado: Quinta, 13 de Setembro de 2018, 17h20 | Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 15h39 | Acessos: 2029

  

Pós-Doutorados

 

 

Caracterização da Psicologia Econômica no Brasil: desafios e potencialidades. 

Esta pesquisa tem por objetivo caracterizar como a Psicologia Econômica vem se desenvolvendo no País para que se possa fazer um delineamento claro de quem somos, quantos somos e o que estamos fazendo no Brasil em relação a ela, e assim, produzir um conhecimento que sirva como sustentação para a realização de novas pesquisas na área.

Professor Coordenador: Dr. André Luiz Picolli da Silva

 

“Aspectos bioquímicos e comportamentais da disforia associada à abstinência alcoólica em Danio rerio

O presente projeto propõe um modelo animal para o estudo da abstinência alcoólica em paulistinhas (Danio rerio Hamilton 1822), incluindo alterações comportamentais e estresse oxidativo. Propõe analisar o papel dessa molécula nos sintomas produzidos através do bloqueio farmacológico da síntese do NO. Resultados obtidos poderão subsidiar um melhor entendimento desses processos, bem como a aplicação no desenvolvimento de tratamentos comportamentais e farmacológicos para a síndrome de abstinência.

Coordenador Professor: Dr. Caio Maximino de Oliveira

 

 

“Investigação do potencial ansiolítico do extrato de Cyperus articulatus Var. nodosus em Danio rerio (Hamilton, 1822)”

O presente trabalho tem como objetivo investigar potencial ativo ansiolítico através da administração do óleo essencial de Cyperus articulatus, buscando compreender potenciais mecanismos de ação desses extratos em modelos de ansiedade e estresse, curva dose-resposta, e testes comportamentais e bioquímicos em Danio rerio adultos.

Professor Coordenador: Dr. Caio Maximino de Oliveira

 

“Participação do sistema serotonérgico em modelo animal de ataque de pânico”

O presente projeto busca: A) Validar o uso de respostas à substância de alarme como modelo de ataque de pânico e transtorno de pânico nessa espécie; B) Identificar relações entre respostas tipo-pânico e respostas de orientação, como forma de analisar o papel do alerta no transtorno de pânico; C) Analisar o papel da serotonina e de receptores 5-HT2C nessas respostas. Para isso, empregaremos uma estratégia múltipla, utilizando estímulos ecologicamente relevantes para o estudo de respostas tipo-pânico e respostas de orientação, e avaliando o efeito desses estímulos em variáveis fisiológicas (resposta melanofórica) e neuroquímicas (atividade da monoamina oxidase) na tentativa de embasar biologicamente o fenômeno comportamental observado. A utilização de populações que diferem em níveis basais de ansiedade e responsividade à substância de alarme também é proposta como estratégia para o estudo do papel da serotonina nesse fenômeno. Finalmente, também propomos a utilização de inibidores da síntese de serotonina e agonistas e antagonistas do receptor 5-HT 2C como forma de estabelecer uma descrição dos mecanismos envolvidos.

Professor Coordenador: Dr. Caio Maximino de Oliveira

 

 Recordar, repetir... Como elaborar? Trabalho de luto pela perda de pessoas próximas por causas violentas

 O objetivo  é investigar os processos e os trabalhos de luto decorrentes de perdas por mortes violentas.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa  Parte-se de um método comum de se fazer pesquisa científica, a pesquisa empírica, e utilizar-se-á o referencial psicanalítico para escutar, analisar e teorizar sobre os dados e informações
Coordenadora: Professora Coordenadora: Drª. Katerine da Cruz Leal Sonoda


Familiares de alunos com deficiência na educação básica das escolas públicas da cidade de Marabá-PA: caracterização e suporte social

O objetivo geral do projeto de pesquisa é analisar as necessidades e o perfil sociodemográfico dos familiares de alunos com deficiência na educação básica das escolas públicas da cidade de Marabá-PA, fundamentando ações extensionistas de intervenção.A metodologia utilizada tem desenho quali-quantitativo, sendo utilizada a técnica dos grupos focais e questionário

Professora Coordenadora: Drª Luciana Bezerra de Souza Gianasi

 

Fatores motivadores para a evasão na Unifesspa

Pretende-se investigar os aspectos motivadores para o ingresso e evasão dos cursos de Direito, Ciências Sociais e Química da referida universidade na perspectiva de discentes evadidos e regulares. A metodologia empregada será quanti-quali, Espera-se que os resultados encontrados possam ampliar o conhecimento sobre a evasão no Ensino Superior Público da Região Norte do Brasil, bem como fornecer subsídios para a construção de políticas institucionais voltadas à permanência e conclusão do Ensino Superior na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. 

Professora Coordenadora: Drª Mayara Barbosa Sindeaux de Lima

Professora Colaboradora: Drª. Lucia Cristina Cavalcante da Silva

 

Avaliação do conhecimento acerca dos aspectos neuropsiquiátricos em gerontologia e programa de intervenção para o desenvolvimento e melhoria de políticas públicas de saúde do idoso ”

O presente projeto de pesquisa objetiva avaliar o impacto de um programa de capacitação de profissionais da saúde da atenção básica e da assistência social, do Município de Marabá, acerca de aspectos do envelhecimento.

Professora Coordenadora: Drª Nadia Shigaeff

 

 

“Autoconsciência e padrões de atratividade: um estudo qualitativo sobre os significados êmicos da atratividade entre homens e mulheres na cidade de Marabá, Pará”. 

Objetiva descrever os significados êmicos da atratividade, com base na hipótese de que há, ao menos, duas diferentes dimensões da atratividade, uma de caráter “físico”, expressa pela apreciação, geral ou específica, dos aspectos anatomo-fisiológicos dos corpos, a qual tem sido, de modo isolado, costumeiramente, relacionada a tal constructo, e outra de caráter “não físico”, atrelada ao âmbito da sociabilidade, com atenção à moralidade, intelectualidade e ao comportamento, a fim de instituir um repertório de sentidos sobre suas próprias atratividades o qual, constituído mediante a dualidade que compreende as esferas psicológica e social dos sujeitos, sofre as pressões advindas dos padrões de correção, dos padrões de atratividade, quando ambas põem-se em confronto.

Professor Coordenador: Dr. Normando José Queiroz Viana

 

“A Psicologia a serviço da Saúde: Concepções acerca da Psicologia em Marabá”. 

 O projeto tem por objetivo Avaliar como a população de Marabá enxerga a Psicologia enquanto Ciência a serviço da saúde, tendo em vista a necessidade desse conhecimento para traçar estratégias de ação. Projeto com Bolsa PIBIC/FAPESPA

Professor Coordenador: Dr. Roberson Geovani Casarin

 

"Antecedentes e antecedentes de trabalho significativo"

O objetivo deste trabalho é avaliar antecedentes e consequentes de trabalho significativo. No mínimo, 65 pessoas participarão da investigação. Para avaliação das variáveis, serão aplicadas escalas de mensuração válidas e fidedignas adaptadas à cultura brasileira. Os dados serão analisados utilizando a análise fatorial confirmatória e a modelagem em equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais (Partial Least Squares – Path Modeling) e o software, SMART-PLS, versão 2.0.

Professora Coordenadora: Drª Silvania da Silva Onça

Professor Colaborador: André Luiz Picolli da Silva

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página