Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Profa. Silvania Onça participou do XLIV Encontro da EnANPAD apresentando e debatendo pesquisas
Últimas notícias

• Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 17h27
  • Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2020, 17h28
  • Acessos: 533

No mês de outubro de 2020, a Profa. Silvania Onça da Fapsi/Unifesspa participou do XLIV Encontro da EnANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração apresentando e debatendo as pesquisas: “A influência da Socialização na Felicidade no Trabalho” de sua autoria e “Examinando Locus de Controle na autoeficácia na transição para o trabalho de universitários” de autoria da discente Amanda Viana Alencar com coautoria da referida professora.

No estudo “A influência da Socialização na Felicidade no Trabalho”, a Socialização no Trabalho explicou 36,49% da variação da Felicidade no Trabalho. Compreende-se, com tais resultados, que quanto maiores forem: o acesso às informações; a competência, a proatividade e a qualificação profissional; a integração às pessoas e à organização; o conhecimento dos objetivos e valores organizacionais e domínio da linguagem e tradição, maior será o bem estar subjetivo dos trabalhadores estudados no ambiente de trabalho, envolvendo experiências individuais e coletivas. O trabalho ainda revalidou o instrumento de mensuração “Inventário de Socialização no Trabalho” confirmando a estrutura de sete fatores encontrada pelos autores originais do instrumento.

Já no estudo “Examinando Locus de Controle na autoeficácia na transição para o trabalho de universitários” encontrou-se que o lócus de controle influenciou 31,39% a autoeficácia na transição para o trabalho dos universitários pesquisados. Isto quer dizer que quanto mais os universitários atribuírem ao próprio comportamento os eventos que ocorreram em sua vida, maior será a sua percepção da sua capacidade para buscar emprego e adaptar-se ao a ele.

O Encontro da EnANPAD é anual e reúne pesquisadores de pós-graduação do país e do mundo. A apresentação dos trabalhos teve o apoio do NUCPOT – Nucleo de Estudos em Psicologia das Organizações e do Trabalho.

Enanpad

Anpad