Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Profa. Silvania Onça apresentou no IX CBPOT pesquisas de sua autoria e coautoria de docentes e ex discentes da UNIFESSPA
Últimas notícias

• Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 17h35
  • Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2020, 17h35
  • Acessos: 488

Nesse mês, de 03 a 14 de novembro, a Profa. Silvania Onça da Fapsi/Unifesspa apresentou no IX CBPOT – Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Relatos de experiência e Comunicação de pesquisa, em coautoria com ex discentes e docentes da Unifesspa com apoio do NUCPOT- Nucleo de Estudos em Psicologia das Organizações e do Trabalho.

Os Relatos de Experiência apresentados foram resultados de projetos diagnósticos e interventivos desenvolvidos pelos estagiários Ayrk Zamiske Alves Lira, Rafaella Itagyba, Mariane Lopes Paixão Costa, Samara Melissa Evangelista Freitas, Tamires Carvalho e Thiago Pereira Costa em instituições públicas sob a orientação acadêmica da Profa. Silvania Onça, na ênfase do curso: Psicologia das Organizações e do Trabalho.

Temas como metodologias para o diagnóstico organizacionais, implementação de projetos interventivos voltados para a saúde do trabalhador e desenvolvimento humano nas organizações foram debatidos visando a melhoria da qualidade de vida no trabalho e dos canais de comunicação nos espaços institucionais.

Outro Relato de experiência apresentado foi o sobre o processo de desenvolvimento de estágios obrigatórios em Psicologia das Organizações de Trabalho de uma jovem universidade pública do Pará. Neste, as etapas para implementação dos estágios obrigatórios e os resultados alcançados indicaram a necessidade de revisão do Plano Pedagógico do Curso de Psicologia e ajustes no planejamento para o desenvolvimento dos estágios.

Como Comunicação de pesquisa, a Profa. Silvania Onça apresentou e debateu o trabalho: “Examinando o efeito da atitude financeira no potencial de planejamento para empreender” oriundo do Grupo de Pesquisa em Psicologia Econômica e Empreendedorismo da Fapsi/Unifesspa, em coautoria com os docentes Rogerio Ruas Machado, André Luiz Picolli da Silva e a ex discente da Fapsi Brenda Oliveira Dias Correia.

O objetivo do estudo foi analisar a influência da atitude financeira de universitários no potencial do planejamento para empreender. Participaram do estudo, 244 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Psicologia de uma universidade pública do norte do país. Como resultado, encontrou-se que os universitários podem possuir conhecimentos financeiros, mas, para obter sucesso ao empreender, precisam lidar com suas emoções, pautando-se em princípios e valores ao tomarem decisões visionárias.

O CBPOT ocorre a cada dois anos e esse ano ocorreu na modalidade online. O Congresso integra docentes, discentes e profissionais da área de diferentes regiões do país e do mundo com o objetivo de fomentar pesquisa e extensão em universidade públicas/privadas e aproximar-se de práticas organizacionais.

Logo FAPSI

Nucpot