Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Projeto (Des)Encontros

Projeto (Des)Encontros

• Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 16h56
  • Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 16h57
  • Acessos: 307

Projeto (Des)Encontros: exercício de aproximação teórica e metodológica da Psicologia com a Antropologia no debate sobre emoções, cultura, subjetividade e metodologias qualitativas de investigação científica.

O Projeto (Des)Encontros é uma iniciativa do programa de pós doutoramento do Prof. Dr. Normando José Queiroz Viana, docente da Faculdade de Psicologia – FAPSI da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, o qual compreende uma parceria destas com o Centro em Rede de Investigação em Antropologia – CRIA (Portugal). O objetivo da proposta é fomentar o exercício de aproximação teórica e metodológica da Psicologia com a Antropologia no debate sobre emoções, cultura, subjetividade e metodologias qualitativas de investigação científica.

Neste projeto diversos assuntos foram abordados, a exemplo dos “Limites e possibilidades do trabalho de campo em estudo etnográfico”; “Trabalho de campo e imagem”; “Autoetnografia” e “Trabalho de campo e temas sensíveis”, propostas apresentados por investigadores portugueses e brasileiros.

Nos meses de Outubro e Novembro o mote das conversas versarão sobre o trabalho de campo com povos tradicionais/indígenas sob a condução de investigadoras Sulamericas. No mês de Outubro, no dia 27, Edna Mayorga, Antropóloga colombiana, falará sobre o “Corpo dos afetos entre o povo Ticuna/Maguita na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru”. Em Novembro contaremos com a presença da professora Dra. Maria Cristina Alencar, da Faculdade de Educação no Campo - FECAMPO/UNIFESSPA e a discente indígena da graduação em Psicologia/UNIFESSPA, Regilanne Guajajara, falarão sobre as experiências do trabalho de campo com povos indígenas no sudeste paraense.

Cartaz 1ª roda de conversa Cartaz 3ª roda de conversa
 Cartaz 4ª roda de conversa  Cartaz 5ª roda de conversa

As atividades aconteceram/acontecerão a partir do método das “Rodas de Conversa”, realizadas de modo remoto, on-line, durante 1h30 a 2h, no máximo. Os encontros ocorreram/ocorrerão uma vez por mês, sempre na última quinta-feira, às 14h, no Brasil e às 18h em Portugal.

As Rodas de Conversa foram/serão mediadas pelo Prof. Dr. Normando José Queiroz Viana – FAPSI/UNIFESSPA e a Antropóloga e doutoranda em Antropologia, Cecília Menduni Luís – CRIA. Nos encontros realizados a participação tem sido massiva, contamos com a presença de alunos da UNIFESSPA, bem como outras universidades na região norte, nordeste e2ª Roda de Conversa sudeste do Brasil e  investigadores de universidades em Lisboa, Porto e Coimbra em Portugal. Vale frisar que a cada  encontro fora disponibilizado, previamente, referencias bibliográficas para fundamentar e  qualificar  as conversas.

Ressaltamos que as inscrições são gratuitas, realizadas via SEGEEVENTOS/UNIFESSPA, e      conferem certificados de participação com horas de atividades complementares.
A agenda para o ano de 2022 findará em Novembro. Em Março retomaremos os encontros com a  apresentação da programação referente ao ano de 2023.

Cartaz 6ª Roda de Conversa Projeto DesEncontros

registrado em: